Winter - O Golfinho:


Fonte: [+] [-]
Original: Dolphin Tale
País: EUA
Direção: Charles Martin Smith
Elenco: Morgan Freeman, Ashley Judd, Kris Kristofferson, Harry Connick Jr.
Duração: 113 min.
Estréia: 12/10/2011
Ano: 2010


A golfinha é show


Autor: Marjorie Morad

Um garoto reservado, que tem dificuldades em encontrar seu espaço na escola, se depara com um golfinho indefeso e exposto a uma situação difícil, sendo o primeiro a ajudar em seu resgate.

Baseado na história real da “golfinha” Winter, resgatada ferida e reabilitada, que aqui interpreta a si mesma (!), muito além de ser uma história sobre um golfinho inteligente e dedicado aos “maravilhosos seres humanos que somos”, o filme pretende a abordagem de temas bastante atuais, tais como: inclusão; superação de limites e preconceitos; compreensão das diferenças; compaixão pelos animais e a importância da pesquisa científica, independente do lucro imediatista.

Não se trata, porém, de um filme denso, apenas tocando em todos esses questionamentos, para dar preferência ao desenvolvimento da trama familiar central.

O garoto consegue a empatia do espectador, com seu jeito inseguro e um pouco atrapalhado de quem se vê obrigado a amadurecer precocemente.

Morgan Freeman é o cientista que faz toda a diferença ao juntar técnica precisa com perseverança desprendida.

Competindo com ele no quesito “roubo de cena” temos a “golfinha” Winter que, intérprete de si própria, mostra-se uma estrela cativante ao superar uma grande perda física.

Em resumo: trata-se de uma história pra cima, onde os personagens se ajudam e se apóiam; os vilões aparecem pouco e a prioridade é totalmente voltada à divulgação da ciência para o bem.

Leia também: